No "ecossistema" Triztorming, podemos entender metodologia como o conjunto de métodos, técnicas, regras, algoritmos, receitas, frameworks ou procedimentos (scripts) utilizados para realizar uma investigação, estudo ou abordagem sistemática de um determinado assunto ou campo de conhecimento, com intuito de resolver "pepinos" ou encontrar novos caminhos. No nosso caso, o interesse está centrado em questões que envolvem negócios e inovação, mas não limitado a estes campos. Lembre-se: Triztorming pode ser aplicado em qualquer campo do conhecimento ou aspecto da vida profissional ou pessoal.
Na condição de professor dessa disciplina original por quase 15 anos, tendo alcançado pelo menos +3.000 mindsets (alunos de graduação, pós-graduação, empreendedores etc.) receptivos à ela, ter coordenado a implantação do primeiro mestrado profissional em inovação pura do Brasil (PPgCTI), ajudado a criar as 05 incubadoras de empresas de base tecnológica da UFRN, influenciado direta e indiretamente mais de 200 startups, o que me conferiu inúmeros feedbacks para saber que estará sempre em ajuste, posso dizer que Triztorming funciona excelentemente bem na geração de insights poderosos para serem aplicados aos negócios. Por esse motivo (feedbacks e pedidos), e pela pouca literatura na área de geração de insights, fui impelido a transformar mais de 200 notas de aula (Vide Aulas Triztorming) em um workbook. Depois, pela necessidade de adensamento de conteúdo, em uma metodologia, compilando-a no melhor formato que um professor conhece: um livro. Eis a origem de Triztorming.
Você já deve ter ouvido (ou lido) sobre "Business Model Generation: Inovação em Modelos de Negócios" da editora Alta Books (BMC, para os íntimos), livro base para criação de startups ou desenvolvimento de negócios em empresas já consolidadas. Além dele, outros best sellers da Alta Books ajudam no aprimoramento de negócios. Mas há uma lacuna na sequência: como gerar insights "matadores" para, a partir deste ponto, começar a desenvolver negócios? Como gerar sementes radicais? Pois bem, é aí que Triztorming entra, completando a sequência. Ou melhor, iniciando a sequência.
A metodologia pode ser utilizada em qualquer estágio de um P2S3 (Produto, Processo, Serviço, Startup, Squad), seja para criar a centelha de um processo de ideação ou ajudar na forma de como pensar em investimentos nos negócios, passando pela criação de produtos, encaixe no Mercado e geração de tração, promovendo o buscado salto sobre o abismo de Moore. Afinal, precisamos de criatividade em todas as etapas de qualquer projeto, seja ele profissional ou pessoal.
O termo Triztorming© surgiu da aglutinação das palavras TRIZ, método russo para concepção de invenções, e Brainstorming. Embora esse último seja uma provocação mental, via de regra, busca opções dentro de um espaço amostral restrito - nossas ideias preconcebidas -, levando a soluções inerentes a um mesmo contexto ou guiando a ideias convergentes, resultando em inovações incrementais. Triztorming© foi concebido da compilação dos métodos abdução, bissociação e contradição, o que resultou numa metodologia ativa e autoguiada, fora dos padrões mentais convencionais, capaz de:
Triztorming© trabalha na direção de estruturação do problema e da solução, guiada pela busca por contradições, seu principal mote. É o resultado do aprimoramento contínuo de mais de 200 Aulas Condensadas (AC) disponibilizadas na Web semanalmente por quase 5 anos, período em que sofreu afagos e intensas críticas de leitores, e de aplicações em startups mentoradas pelo autor por mais de 20 anos (inPACTA). Somados à expertise do autor, os feedbacks foram incorporados e as ACs convertidas em conteúdo para sala de aula, tornando-se o supra sumo das questões que envolvem problemas de criatividade em prol da Inovação no ambiente corporativo. Como resultado de seu conteúdo inédito e eficaz, a metodologia está sendo convertida em livro.
Propostas de valor:
- Script -
Passo #1
Passo #2
Passo #3
Olhamos para os P2S3 que lotam meu mundo negocial, inclusive para aqueles oriundos de minha empresa. P2S3? Sim, eles mesmos:
Com base neles, geramos insights e definimos corretamente nosso problema - que Triztorming também ensina a fazer. Aí veio a questão: devemos eliminar, reduzir, aprimorar ou criar algo?
Sem utilizar Triztorming, apontamos uma potencial solução e decidimos jogar um novo candidato a P2S3 para o "parque", validar alguns conceitos, prototipar e finalmente verificar.
Os experimentos iniciais mostram que a solução tem "jeitão" de MVP. Massa! É hora de botar isso num Lean Canvas e "bater" com vontade, para ver qual a força dessa ideia.
Solucionamos o imbróglio, a solução aderiu à oportunidade em que nível: sim, não ou mais-ou-menos? Chocou-se com outro P2S3? Promoveu inovação? E a resposta é que, de um modo geral, não ficamos satisfeitos!
Então é chegada a hora de olhar para nosso super arsenal gerador de insights (Subsistema Triztorming), e encontrar o que melhor contemplaria nossos propósitos inovadores, os Insights Radicais Tt, pois queremos desenvolver uma solução injusta, matadora, pra que possamos criar nosso oceano azul e nadar de braçada.
Supersistema Triztorming: tudo que há de desafiador, está lá fora, longe de minha "bolha" negocial!
As tentativas de gerar novos P2S3 de modo convencional sustentaram alguma vantagem competitiva, aquela que dura pouco e garante pequena margem de lucro em relação à solução anterior. Se queremos ampliar estes fatores, devemos promover um grau de inovação maior. Mergulhemos, então, no Subsistema Triztorming.
Em construção!
Em construção!
Em construção!
Copyright © 2025 Triztorming – Todos os direitos reservados.
Powered by IncaaS