Conectado como:
filler@godaddy.com
Conectado como:
filler@godaddy.com
(Minha assinatura de e-mail desde 2010)
O lema sugere uma abordagem integrada e inovadora para ambos os campos. “Pensar o empreendedorismo de forma científica” significa, para mim, aplicar métodos rigorosos, experimentação e análise de dados para tomar decisões e desenvolver negócios. Isso envolve validação contínua e ajustes baseados em evidências reais, oriundos de feedbacks do mercado.
Do outro lado, pensar a “ciência de forma empreendedora” implica ver as descobertas científicas como oportunidades para criar soluções práticas, orientadas ao mercado. Transformar conhecimento em produtos e serviços que atendam às necessidades da sociedade, e fomentar a inovação contínua.
A integração de ciência e empreendedorismo abrem portas para inovações revolucionárias. Vejam a IA, os robôs, diagnósticos e cura de doenças; aplicações intensivas em agronegócios, foguetes dando ré...
Gláucio Bezerra Brandão (ou GBB-San) é Doutor (PhD ou Dr.) em Engenharia Elétrica, Mestre em Biofísica e Radiobiologia e Graduado em Engenharia Eletrônica. Diverte-se há mais de 22 anos no desenvolvimento de elementos e ambientes de inovação - incubadoras, startups, agência de inovação, parque tecnológico, cursos de graduação e pós-graduação -, disfarçado de professor universitário. Atualmente está no último nível da carreira acadêmica - Professor Titular -, também conhecido como Full Professor ou Catedrático mundo afora.
Aprende com (e mais do que) os alunos todos os dia, nas disciplinas de tecnologia (engenharias e computação), empreendedorismo inovador, startup, metodologia científica & tecnológica e outra. Isto o faz parecer com mentores, consultores e avaliadores, serviço que presta para vários projetos e agências. Tanto fez que está desenvolvendo uma Escola de Negócios, a IncaaS-Edu, para incutir nas empresas o sentimento de que elas próprias devem fomentar startups em seus parques, proposta esta que foi "sabiamente" validada pelo CNPq, fazendo com que GBB-San se sentisse pesquisador e embaixador em Extensão Inovadora pela maior agência de fomento à Ciência e Pesquisa do nosso Brasil.
Tendo percebido há muito tempo que toda solução inovadora nasce do estímulo à criatividade - seja por problemas ou oportunidades, os quais são as melhores fontes para ideias - e acreditando ainda que a criatividade pode ser sistematicamente expandida, o autor partiu em busca de metodologias ativas que pudessem ser ensinadas e que não dependessem exclusivamente de habilidades inatas ou de processos de tentativa e erro. Encontrou a mais poderosa delas, a Teoria para Resolução Inventiva de Problemas, ou TRIZ, e o mundo passou a sorrir inovadoramente para ele: "Agora posso ser metodologicamente criativo e ensinar isso às pessoas!".
Por seu interesse estar sempre voltado à popularização da Ciência, geração de empregos, renda e Inovação, coisa que só o Mercado entende, trabalhou por mais de 15 anos adaptando a TRIZ à Criatividade Negocial (mas que pode ser aplicada à qualquer área de interesse), com o intuito de desenvolver Modelos de Negócio baseados em uma Ciência Empreendedora e compartilhá-la com a classe corporativa. Triztorming© é, ao mesmo tempo, esse resultado e tem isso por desafio.
Memorial apresentado para a progressão ao último nível da carreira universitária; Professor Titular.