Um mnemônico apresentado por Arthur Koestler sugere a criatividade em três faces: "Ahá!", "Hã..." e "Hahaha...", denotando descoberta, surpresa e alegria, respectivamente, as versões criativas para Ciência, Arte e Humor. Um pouco diferente dessas faces, penso que a criatividade negocial surge como uma reação a problemas, percepções, estalos (insights) etc., oriundos principalmente do Mercado.
Defendo então que a geração destes últimos - dos insights -, é que precisa ser melhor trabalhada ou, pelo menos, acontecer. Pensando assim, acrescento ao mnemônico a expressão "How?", típica reação de quem aceitou um insight e agora terá que descobrir como criar a solução. Chegamos então a quatro interjeições que cobrem todo espectro criativo: "Ahá!", "Hã...", "Hahaha..." e "How?".
Triztorming mostrará, metodológica e pragmaticamente, caminhos para criar insights aplicáveis, que vão gerar sementes radicais capazes de estimular sua criatividade negocial em prol de qualquer projeto.
A criatividade negocial é uma reação a insights. O desenvolvimento mental e físico para torná-los tangíveis, meu conceito útil para “criatividade”, é uma questão de opção e esforço, portanto modeláveis. Dizendo de outra forma, a criatividade que interessa aos negócios pode ser ensinada e aprendida!
- O Autor (Prefácio do livro Triztorming - 2024)
"Criatividade é a derrota do hábito pela originalidade.”
- Arthur Koestler em "The Act of Creation" (1964)
“Somos mais criativos quando nosso pensamento racional é suspenso!”
- Arthur Koestler
"O pensamento sempre funcionou por oposição".
- Heráclito de Éfeso (540 a.EC)
“Criatividade é sobre fazer combinações não familiares de ideias familiares”.
- Wouter Boon
A grande questão é: Como fazer tudo isso de forma prática e sistemática?
- GBB-San (2010)
Triztorming© é uma metodologia composta por ferramentas para quebra da inércia psicológica, que utiliza principalmente o método de raciocínio abdutivo - único capaz de gerar premissas sólidas em ecossistemas nebulosos; o Mercado, por exemplo! - para ajudar na concepção de ideias matadoras e estimular as pessoas numa nova forma de aprendizado.
Por ser a abdução (vide Downloads) uma forma de pensar pouco explorada em organizações - escolas em todos os níveis, por exemplo, quando muito, adotam os métodos dedutivos (execução) e de indução (analogia) -, os métodos tradicionais tendem a tornar nosso mindset apaixonado por padrões, o que se contrapõe à inovação, pois um insight nasce do intuito de quebrar o convencional, principalmente quando não está mais funcionando.
Tratam-se de ferramentas disruptivas, inéditas e metódicas para geração de insights - tijolos básicos para a criatividade - voltados à concepção de ideias para novos projetos, à resolução de problemas e, claro, à criação de novas e boas broncas (afinal, a gente não quer ficar desempregado, não é mesmo?), em qualquer fase de um negócio e em todas as áreas de conhecimento.
Inspirado por frameworks estabelecidos há mais de 80 anos, Triztorming© é capaz de guiar sua criatividade (e a de sua equipe) a agir de modo diferente, condição necessária para promover a inovação sistêmica, seja nos negócios ou na vida!
De que adianta pensar em inovar se não temos formas de quebrar bloqueios mentais? Como criar soluções ou novos problemas geradores de Mercado, se não nos sentimos criativos? Como promoveremos novas experiências - caminho para a inovação - se não possuímos times com mindsets estimulados a criar coisas?
Não é lendo inúmeros livros sobre criatividade ou resolvendo exercícios - que mais frustram do que de estimulam - que desenvolveremos nossa capacidade criatividade, pois ela é inata. A melhor forma de fazer isso é tornar-se hábil no uso de ferramentas simples, que ajudem nosso potencial criativo instalado. Não temos interesse em resolver quebra-cabeças de 1.000 formas diferentes. Precisamos de métodos que apontem apenas uma forma.
“(...) As forças que mudam a estrutura econômica e o panorama setorial podem originar-se no interior do sistema. Schumpeter argumenta que a inovação, não raro, resulta de fatores endógenos e que sua principal fonte é o empreendedorismo criativo . No entanto, a inovação schumpeteriana ainda é uma caixa-preta, por ser fruto da engenhosidade dos empreendedores, e não estar sujeita à reprodução sistemática”
[ Kim & Mauborgne em A Estratégia do Oceano Azul. 2005 ]
"A parte desafiadora é que não existe momento de criação mágico. Os criadores passam quase todo tempo perseverando, apesar da dúvida, do fracasso, do ridículo e da rejeição, até conseguirem realizar algo novo e útil. Não existem truques, atalhos ou esquemas para se tornar criativo de uma hora para outra. O processo é comum, ainda que o resultado não seja. Criar não é magia; é trabalho"
[ Kevin Ashton em A História Secreta da Criatividade. 2016 ]
Triztorming tem apenas um objetivo: mudar a forma de como você vê e atua no mundo. Depois de ser exposto à metodologia, você nunca mais pensará do mesmo jeito. Esse é o objetivo desta ferramenta.
Desenhar novos caminhos! É onde Triztorming© entra, oferecendo ferramentas que ajudam você a criar em direção à Inovação por meio do trabalho metódico. Não por magia, dom ou acaso!
Não há melhor maneira de compreender a metodologia Triztorming do que por meio das aulas que inspiraram o livro. Essas aulas, ministradas e testadas pelo autor ao longo de 15 anos e validada por mais de 3.000 pessoas, oferecem um conteúdo valioso que você pode utilizar para desenvolver inovações, conduzir aulas, palestras e muito mais, desde que, claro, a autoria seja devidamente referenciada.
Copyright © 2024 Triztorming – Todos os direitos reservados.
Powered by IncaaS